quaresma

Bispo Tito Oscar

A palavra QUARESMA vem do latim “quadragésima”. É o período de 40 (quarenta) dias que antecedem a festa da ressurreição de Jesus Cristo, que a igreja comemora no Domingo da Páscoa.

Embora o tempo da quaresma seja de 40 (quarenta) dias, se forem contados estes dias corridos somam quarenta e sete, pois o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado.

Na Bíblia o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra com todas as suas implicações. Foram 40 (quarenta) dias de dilúvio, assim como durante 40 (quarenta) anos o povo peregrinou pelo deserto. Moisés, Elias e Jesus ficaram 40 (quarenta) dias afastados do mundo antes de começar o trabalho de Deus.

Vamos aproveitar este tempo para uma mudança em nossas práticas. Tempo de conversão, é um tempo de procura de um novo estilo de vida. É um período em que deixamos de lado tudo o que não contribui para a edificação na nossa vida, e também da edificação da família de Deus, que é a Igreja.
É um tempo de colocar em ordem as disciplinas espirituais como a oração, o jejum, a leitura da Palavra de Deus, a prática das boas obras.

Como cristão você tem liberdade de gastar este tempo como melhor lhe convier. Mas com certeza sua vida não será a mesma se nestes 40 (quarenta) dias que antecedem a ressurreição, você se entregar totalmente ao Pai, deixando que através do espírito Santo ele conduza seus passos.
Como sugestão faça durante este tempo uma leitura cuidadosa do evangelho de João. São vinte e um capítulos que podem ser apreciados com vagar e procure aplicar as verdades que o apóstolo do amor registrou neste texto.

Prepare o seu coração para celebrar a ressurreição do seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo, Filho de Deus.

Com carinho,
+ Tito.